Realmente é importante salientar que a síndrome de abstinência alcoólica, nada mais é do que o conjunto de sintomas que surgem principalmente quando a pessoa acaba ficando com o costume de ingerir quantidades de álcool grandes durante os dias, e um dia acaba parando.
Ela apresenta alguns sintomas, entre os mesmos: irritabilidade, depressão, fadiga, ansiedade, entre outros. Lembrando que essa doença de fato é muito comum em pessoas que são dependentes do álcool, e que possuem tanto dependência física quanto psíquica, e que logo começam o processo de reabilitação.
Saiba mais sobre a abstinência alcoólica
Realmente a síndrome da abstinência alcoólica é completamente comum em pessoas que possuem dependência alcoólica, e que começam a ter um processo de reabilitação por completo.
Na realidade, no ano de 2012, justamente conforme a Organização Mundial da Saúde, 3,3 milhões de pessoas acabaram morrendo no mundo todo principalmente pelo fato de terem ingerido bebidas alcoólicas exageradamente.
Lembrando que tal número acaba correspondendo a 5,7% do total de mortes que ocorreram naquele ano, sendo que diversos estudos ainda mostraram que o álcool acabou contribuindo para que houvesse um desenvolvimento maior de mais de 200 doenças, levando muitos indivíduos à morte.
Ademais, o álcool ainda está em quinto lugar no que se refere ao fator de risco completamente capaz de levar as pessoas à uma morte precoce, ou até mesmo a invalidez permanente. Além disso, entre as pessoas com idade média entre 15 e 49 anos, o álcool fica em primeiro lugar nessa mesma lista.
Sobre os sintomas da abstinência alcoólica podemos salientar os seguintes:
- Excesso de ansiedade;
- Depressão;
- Nervosismo ou irritabilidade;
- Falta de raciocínio;
- Oscilações constantes de humor;
- Pesadelos frequentes;
- Pele viscosa;
- Dores de cabeça;
- Insônia;
- Agitação extrema;
- Náuseas;
- Taquicardia;
- Sudorese;
- Diarreia;
- Convulsões;
- Confusão mental;
- Febre;
- Hipertensão;
- Ataques de pânico, entre outros;
A importância de buscar ajuda médica para a abstinência alcoólica
Certamente, muitas pessoas acabam entendendo que uma de suas grandes conquistas está no fato de estar lutando contra vícios e principalmente lutando contra a abstinência, sendo assim, o ideal é buscar ajuda profissional para lidar da forma correta com esse problema.
Precisamos lembrar que esse processo é realmente muito difícil, sendo que pode ainda haver muitas recaídas, justamente porque a abstinência do álcool é capaz de causar sintomas e perturbações bem mais difíceis de lidar.
Sendo assim, pessoas que estão buscando a reabilitação e estão apresentando alguns dos sintomas apresentados acima, que são bem característicos da abstinência alcoólica, devem buscar ajuda médica imediatamente.
Realmente esse distúrbio pode variar de moderado até uma condição que tende a ser bem mais grave e potencialmente fatal, sendo que depende ainda muito dos órgãos que realmente foram comprometidos justamente pelo consumo exagerado do álcool e até mesmo das complicações que são decorrentes do alcoolismo.
Saiba ainda que alguns dos sintomas tais como alterações do sono, mudanças rápidas do humor e até mesmo fadiga, realmente podem permanecer por meses, sendo que ainda pode haver recaídas durante todo esse processo de reabilitação.
Ademais, podemos salientar ainda que muitos pacientes com abstinência alcoólica acabam por se recuperar totalmente, desde que contem com a ajuda de tratamento e ainda dos familiares e amigos.