Existe uma realidade muito triste que muitas famílias brasileiras têm enfrentado: os casos de dependência química . Milhões de pessoas em todo mundo sofrem de algum tipo de dependência química, seja por bebidas alcoólicas, seja por algum tipo de substância entorpecente. Contudo não são apenas as pessoas que sofrem desse mal que são atingidas, familiares e amigos são vítimas indiretas, e por isso acabam tendo que usar todo tipo de recurso na ajuda ao dependente. Neste sentido, qualquer ajuda pode ser bem vinda e escrevemos este artigo pra te ajudar a entender como conseguir auxílio doença para dependente químico
Dependência química é uma doença?
Esta pode ser a primeira pergunta que vem à sua mente, afinal estamos falando de um benefício previdenciário chamado “auxílio doença” e popularmente as pessoas costumam associar a dependência química a qualquer coisa, menos a um estado patológico, ou seja, dificilmente você irá encontrar alguém por aí que pense que a dependência química realmente seja uma doença.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, classifica a dependência química de forma geral como um transtorno neurológico crônico. Isso quer dizer que não só se trata de uma patologia, mas que ela causa outras patologias, ou seja, um dependente químico pode receber o auxílio doença do INSS. Mas antes de falar sobre como conseguir auxílio doença para dependente químico é importante falar um pouco sobre os sintomas que um dependente pode apresentar.
Como identificar os sintomas de dependência?
Milhões de pessoas consomem algum tipo de droga em maior ou menor frequência e quantidade, mas isso não quer dizer que todas elas estejam em estado de dependência. Existem algumas coisas que devem ser observadas por quem está próximo de um possível dependente. As características que diferenciam o mero consumo da dependência são:
- a) O consumo daquela droga começa a aumentar, às vezes de forma muito rápida;
- b) Sempre que a pessoa se decepciona com algo ela consome a droga;
- c) O uso começa a atrapalhar outras atividades que a pessoa realiza, como o trabalho, estudos, etc;
- d) A falta daquela droga provoca reações das mais diversas no indivíduo;
Como solicitar o benefício
Uma vez identificado o problema você precisa saber como conseguir o auxílio doença para dependente químico. Existem requisitos que o INSS exige que sejam cumpridos:
- a) Ter pelo menos 12 meses de contribuição para a previdência;
- b) Estar em abstinência e realizar os exames necessários para comprovar sua condição
- c) Realizar o agendamento no site da previdência;
Na data para qual ficar marcada o agendamento devem ser levadas toda a documentação pessoal do solicitante, todos os documentos que comprovem que ele é um contribuinte, além de apresentar também todos os laudos médicos, exames e pareceres que comprovem a dependência química de quem está solicitando.
O médico perito irá analisar toda esta documentação e se ela estiver de acordo com os requisitos o benefício será aprovado pelo tempo que os laudos apresentados apontarem como suficiente. Havendo a necessidade de renovação, pode ser feito um reagendamento para apresentação de exames adicionais que comprovem a necessidade de prorrogação do benefício.