Como lidar com drogado na família: O mundo e em especial o nosso país vive o que convencionou ser chamado de “luta contra as drogas”. Essa é uma luta que acontece não só no campo da guerra contra o tráfico, mas também no cuidado de milhões e milhões de pessoas que são afetadas direta ou indiretamente por esse mal, porque além dos dependentes químicos que sofrem as consequências dessa batalha, existem os familiares que acabam entrando em uma situação difícil, pois realmente não sabem como lidar com drogado na família. Por isso serão dadas aqui algumas dicas práticas sobre o que você deve fazer se você tem alguém que está passando por esse problema em sua família.
Procure conhecer mais sobre o assunto
Se você está lendo este artigo é porque já percebeu a necessidade de conhecer mais sobre o tema. Este é o primeiro passo para ajudar um parente que está lutando contra as drogas. Muitas pessoas assumem uma postura crítica que geralmente está fundamentada na falta de conhecimento sobre o assunto. Quanto mais você souber como acontece o vício e o que a pessoa que é viciada precisa lidar mais você conseguirá desenvolver ferramentas para ajudar o dependente.
Promova um ambiente de união em prol da solução do problema
Em muitos casos a postura dos familiares e dos próprios dependentes é gerar o máximo de conflito na procura dos responsáveis. Essa atitude não é a melhor forma de se tratar o problema, pelo contrário, é muito importante que todos estejam unidos no propósito de ajudar o dependente, se colocando a disposição para ouvir e para ajudá-lo a superar o vício
Estabeleçam os limites necessários
Uma coisa muito importante sobre sobre como lidar com drogado na família é que não se pode empurrar o drogado ainda mais para o vício dele, seja criando um ambiente de conflito seja deixando de estabelecer limites. O dependente precisa entender que tem que ajudar a si mesmo e aos outros para que ele vença essa situação. É importante estabelecer limites quanto ao dinheiro, uso de carro e outras coisas que devem ser avaliadas de acordo com o avanço na recuperação, e não simplesmente como uma forma de ajudar o drogado.
Cuide de si mesmo
Há uma tendência muito perigosa entre familiares de pessoas viciadas em drogas: elas simplesmente se esquecem de si mesmas e passam a viver em função do dependente químico e a consequência disso muitas vezes são traumas muito sérios que levam à depressão ou ansiedade da pessoa que lida com o drogado. Por isso é muito importante não perder de vista o cuidado consigo mesmo.
Nunca aja sem respaldo profissional
Um dos maiores erros que muitos cometem sobre como lidar com drogado na família cometem é achar que podem resolver o problema sozinhas, quando quase sempre a solução só chegará se o caso for acompanhado por um profissional da área de saúde. De preferência um que tenha experiência no trato deste tipo de problema. Seja através do sistema público de saúde ou através de atendimento particular, é muito importante que o drogado seja assistido por profissionais que acabarão também ajudando os familiares.