Por que as drogas viciam ? Por vários motivos e razões. Os principais fatores podem ser encontrados na área biológica, psicológica e social. Mas além disso, muitos outros fatores podem contribuir para levar o usuário de drogas ao vício. Nem todas as drogas viciam. Há pessoas que consomem drogas de forma esporádica e não chegam a se viciar. Entretanto, isso vai depender de organismo para organismo.
Mas, por que as drogas viciam na grande maioria dos casos? Há drogas que tem maior poder de dependência. Basta um único consumo para ficar completamente viciado. Mas há outras que demoram um pouco mais para levar ao vício. No entanto, todas as drogas possuem em sua composição elementos que afetam drasticamente o sistema cerebral do indivíduo, alterando assim seu funcionamento. Confira a seguir, mais informações sobre o vício.
Drogas uma doença
Por que as drogas viciam ? Antes de responder essa pergunta é necessário entender que as drogas levam à dependência química. Ou seja, mais do que um simples vício a dependência em drogas é uma doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença crônica, progressiva e fatal. Isto é, a dependência em drogas é uma doença altamente grave, ela piora com o tempo e pode levar à morte.
Por causar dependência a droga é considerada popularmente como um vício. Afinal, um vício nada mais é do que a dependência em algo. A pessoa não consegue controlar o uso de determinada substância ou coisa. A origem do vício em drogas é multifatorial. Isto é, pode ter inúmeras causas. Mas, os principais fatores que originam o vício se dão nos âmbitos biológicos, psicológicos e sociais. De qualquer forma, como doença, o vício em drogas tem tratamento.
Aspectos biológicos
Por que as drogas viciam? Uma das respostas estão localizadas nos aspectos biológicos. A droga é uma substância letal que afeta diretamente o sistema cerebral do indivíduo. A substância tóxica tem alto poder de dependência e isso é causado devido a sua atuação no sistema cerebral de recompensa. Esse sistema produz sensações de prazer e bem-estar. Logo, no momento do uso o corpo entende que a droga é boa para o indivíduo e estimula ainda mais o consumo.
Além disso, o vício em drogas pode ter origem nos fatores genéticos e hereditários. Por exemplo, se uma mulher faz uso de drogas durante a gestação, o bebê tem chances potenciais de já nascer dependente químico. Por mais que ele faça tratamento posteriormente, o vício em drogas ainda continuará lá. Por isso, é importante que o dependente químico conheça a sua história para escolher a melhor forma de tratar a doença.
Aspectos psicológicos
Por que as drogas viciam ? Um dos motivos está nos aspectos psicológicos. Para entender esses aspectos a ajuda de um psicólogo é de fundamental importância. Ele vai procurar entender os motivos que levaram o indivíduo ao uso de drogas e consequentemente ao vício. Mas, muitos profissionais da área da psicologia afirmam que o sujeito busca nas drogas a solução de seus problemas.
Devido a sensação de prazer que essas substâncias tóxicas proporcionam, o indivíduo tem a sensação de que não precisa de nada mais a não ser da droga. Indivíduos que não conseguem suportar as dificuldades da vida veem na droga a válvula de escape que estavam procurando. No entanto, quando o efeito da droga passa o problema ainda está ali precisando ser solucionado. Daí, o indivíduo usa drogas novamente para escapar do problema. E assim, tem-se o vício instalado.
Aspectos sociais
Por que as drogas viciam ? Os aspectos sociais podem explicar. No Brasil as drogas não são legalizadas. Porém, a aquisição da substância não é tão difícil assim. O que é um verdadeiro paradoxo. Quanto mais fácil o acesso a droga, mais vulnerável o indivíduo se torna ao vício. Isso porque, algumas drogas levam à dependência muito mais rápido que outras e geralmente nem todos sabem distinguir o nível de letalidade de cada uma.
Além disso, o ambiente familiar pode explicar também o uso de drogas. Em algumas famílias o uso de substâncias ilícitas é considerado normal. Com isso, o sujeito cai facilmente no vício em drogas. Outro fator que pode influenciar no vício é a forma como as drogas são vistas principalmente no meio dos jovens. As drogas são vistas como divertimento aos olhos de alguns adolescentes, o que pode levá-los de forma fácil ao vício.