A intoxicação alcoólica ou também conhecida como embriaguez, é uma condição que é temporária, causada pelo consumo de bebidas alcoolizadas. Quando ela é grave, também pode ser conhecida como envenenamento por álcool.
Os sintomas dessa condição são o aumento da confiança social, sensação de bem-estar, batimento cardíaco acelerado, acontecendo mesmo que tenha níveis baixos do álcool no sangue.
Conforme os níveis crescem, podem acontecer outros sintomas, como: náuseas, tonturas, alterações na fala, vômitos, perda de controle sobre os movimentos. Nos casos mais graves, a intoxicação alcoólica prova o coma e até mesmo a morte.
Costuma ser tratada com a administração de fluidos. As pessoas que tem intoxicação leve ou moderada normalmente se recuperam bem, por mais que possam sofrer no outro dia com a ressaca, apresentando náuseas, dores de cabeça e vômitos por 1 ou 2 dias.
Riscos da intoxicação alcoólica
A intoxicação alcoólica é causada quando a pessoa ingere uma quantidade excessiva de álcool, sendo algo bem comum. A taxa de absorção do álcool e o risco da intoxicação não dependem apenas da quantidade de álcool, mas também do contexto em que ele foi consumido.
As pessoas que não estão acostumada a beber com frequência álcool conseguem ficar embriagadas com mais velocidade e também mais severamente do que aqueles que bebem com frequência, por mais que esse nem seja sempre o caso.
AS mulheres e os adultos mais jovens também podem ficar mais intoxicados do que os homens, por conta da diferença na capacidade de processar o álcool e no tamanho do corpo. Além disso, beber com o estômago vazio, beber rapidamente ou ainda beber bebidas mais fortes do que outra pessoa está acostumada, aumenta bastante o risco da intoxicação.
Sintomas
Os sintomas podem depender do nível de álcool no sangue, ainda se a pessoa bebe com frequência. Os primeiros sintomas que podem ser percebidos são:
- batimento cardíaco acelerado;
- sensação de bem-estar e confiança;
- vermelhidão na pele;
- caminhar instável.
Os sintomas mais graves também podem ser de:
- náuseas;
- atenção reduzida;
- vômitos
- desinibição;
- falta arrastada;
- perda de controle dos movimentos corporais;
- sonolência;
- perda de consciência.
As pessoas que apresentam sintomas mais graves da intoxicação por álcool também podem apresentar uma forte desidratação, corpo frio e chegam a ter convulsões.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito conforme os sintomas da pessoa são percebidos ou através de um exame físico. Os níveis de álcool podem ser medidos através do sangue ou também com a respiração, utilizando o bafômetro.
Em relação ao tratamento, costuma envolver o uso de líquidos e tratar os vômitos e náuseas. As pessoas modernamente intoxicadas vão processar o álcool e melhoram com o tempo. Porém, os que tem uma intoxicação mais grave, precisam de avaliação médica e hospitalização para receber líquidos direto na veia.
É importante estar atento a quando a ingestão de álcool está se tornando dependência alcoólica, procurando os primeiros sinais e sintomas para também saber o momento certo de procurar pela ajuda especializada.